A pintura corporal como expressão de arte e sentimento

Afim de trabalhar a pintura corporal como expressão de sentimentos e da mais pura arte, criamos em co autoria de Natália Keshi, um novo projeto: Cara Tela.
Utilizar pessoas como instrumentos nos remete à ideia de que todos nós podemos ser telas em branco, nos transformando a cada nova pincelada.
Um meio de expressão totalmente único, uma vez que cada pessoa possui características distintas de anatomia, sentimentos e tons de pele.
Transformando cada “tela” em um elemento novo e cheio de significado, além de beneficiar a arte com um veículo de comunicação totalmente conceitual.
Uma breve história da pintura corporal como arte
A pintura corporal não é algo da atualidade, essa prática pode ser considerada tão antiga quanto a cultura humana.
Os povos primitivos cobriam seus corpos com tintas que poderiam representar adornos, passagens de ciclos, festividades, hierarquias ou até mesmo chamados para guerra.
Mesmo que tais pinturas fossem feitas para expressar algum tipo de sentimento, eles não tinham ideia de que isso era arte.
O que veio a acontecer muito posteriormente, passando por diversas transformações, até chegar à uma das tendências fortemente exploradas no século XXI.
Surgida na década de 60, totalmente contemporânea, a arte do corpo – Body Art – veio dos EUA e Europa para influenciar artistas que desejam explorar todas as possibilidades de uma obra viva.
Os limites de conceitos e das formas de como fazer arte foram ultrapassados, através de reflexões e expressões, nos fizeram pensar em arte como algo muito além de esculturas e museus.
Longe das telas tradicionais, essa nova forma de se expressar uniu o sujeito – tela – ao todo e a todos.
Nos remete a temas mais complexos e cheios de vitalidade, onde até mesmo performances podem ser incorporadas às obras.
Esperamos passar aos espectadores, através do projeto Cara Tela, e nossas fotografias, diversas possibilidades de expressões, de sentimentos e compreensões.
Confira o vídeo que mostra um pouco do projeto:
Confira as imagens do projeto:







Repassando o que vimos neste post
Novo projeto Bulldog: Cara Tela;
Diversos tipos de expressão através da pintura corporal;
O surgimento do Body Art;
Pintura corporal: uma nova forma de fazer arte.
Artigos relacionados
-
12/04/2017
O mistério revelado das fotografias debaixo d’água
Se você já tentou se aventurar fazendo fotografias debaixo d’água